Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  PRONAF A SALVAÇÃO DA LAVOURA OU PROBLEMA? UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PRODUTORES
Autores:  Coronel, Daniel Arruda
Sonaglio, Claudia Maria
Angelo, Helena Dezordi
Zamberlan, Carlos Otavio
Silva, Angelita Freitas Da
Data:  2011-07-07
Ano:  2008
Palavras-chave:  Pronaf
Satisfação dos produtores
Análise fatorial
Pronaf
Satisfaction of the producers
Factorial analysis
Research Methods/ Statistical Methods
Resumo:  Este artigo demonstra conceitos e modelos relacionados à mensuração da satisfação de clientes, focando a satisfação dos agricultores do Assentamento Itamarati I, com relação aos financiamentos do Pronaf (Programa de fortalecimento da agricultura familiar) adquiridos no Banco do Brasil de Ponta Porã-MS. Para isso foram entrevistados 179 assentados. A metodologia utilizada envolveu uma fundamentação teórica embasada em pesquisa bibliográfica, que abordou os principais conceitos relacionados ao tema, como Satisfação do Consumidor e Índices de Satisfação do Consumidor, sendo aplicado neste artigo o índice Americano (ACSI). Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de corte transversal, com levantamento dos dados de modo quantitativo. Também foi efetuada a validação da pesquisa através da aplicação da análise fatorial, pela análise de adequação (KMO) e esfericidade (Bartlett’s). A pesquisa foi concluída verificando a satisfação dos agricultores com o Pronaf, bem como com os intermediários do programa, o Banco do Brasil e a Assistência Técnica, analisando os pontos fortes e fracos do programa, chegando a um modelo de satisfação com o Pronaf. ---------------------------------This article demonstrates concepts and models related to clients’ measurement of their satisfaction, focusing on the satisfaction of the settled agriculturists from Itamarati I, related to the Pronaf (Program of reinforcement of familiar agriculture) acquired in the Bank of Brazil from Ponta Porã-MS. For this purpose, 179 settled were interviewed. The methodology used involved a theoretical basis relied on bibliographical research, that approached the main concepts related to the theme, as consumer satisfaction and level of consumer satisfaction, been applied the American Index (ACSI) in this article). Later on, a cross-sectional descriptive research was developed, through a quantitative survey. Also it was effected the validation of the research through the application of the factorial analysis, for the analysis of adaptation (KMO) and sphericity (Bartlett's).The conclusion was done by checking the agriculturists satisfaction with the Pronaf, as well as with the intermediaries of the program, the Bank of Brazil and the Technical Back-up. Also it was analyzed the strong and the weak points of the program, reaching a model of satisfaction with the Pronaf.
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Português
Identificador:  http://purl.umn.edu/108565
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  20
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional